terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Bate-Papo

 photo hands.gif

 Ela sentou-se à mesa do bar e serviu-se de um café.
 Acendeu um cigarro assim que deu o primeiro gole.
-O meu é bem melhor. Disse de si pra si.
 Sua amiga chegou esbaforida e esfuziante como de costume.
 -Olá amiga! Como está?
-To ótima querida ótima mesmo.
-E ai? Resolveu seu “problema”?
-Claro! Ele está ali. Como eu disse, ele ficará. Ele TEM que ficar.
 A amiga olhou pra direção apontada. Não conteve o espanto.
-Assim? Ele vai ficar assim?
 -Vai e não dou a mínima. Eu to numa boa, o problema é dele.
-Sei, mas...Sei lá...Ele parece tão...Tão...Desalmado.
-E está. Não resta mais NADA de alma, ou vida, ou sonho, ou alegria nele. É apenas um robô. Servindo-me aos propósitos é o que me importa.
 -Tudo bem, até entendo seu lado, mas poxa...Ele até era legal.
-Pode até ser pra você. Mas pra mim...Aqueles textinhos horríveis, sentido-se o próprio “cara” E as músicas? Meu deus! Insuportáveis.
-Não gostava das músicas, alias, nunca nem ouvi pra ser honesta. Mas e de resto?
-Ele trabalha, trabalha como um burro. Segura as pontas, é lógico que é um fracassado em tudo, mal faz o arroz com feijão, mas sei que se complicar, ele sai e arruma mais um emprego. Que trabalhe, que se dane, que morra trabalhando, mas..Espera um pouco. Mexeu alguma coisa no celular.
Devia ser um desses apps modernos, os tais androids...
-Nossa como ele é feio amiga!
 -Mas se ele é feio assim, por que tanta questão de ficar com isso?
-Você acha que é fácil encontrar um babaca desses, pra segurar a onda. Eu não trabalho, não estudo, não arrumo a casa e ele ta lá e ainda por cima, consigo com alguns truques deixa-lo à mercê do que preciso. Concordo, não tem luxo, mas não tem perrengue e me é cômodo. Leva as crianças pra escola, busca da escola, lava louça, só falta aprender a cozinhar. Mas eu to dando um jeito de arrumar isso.
-Mas ele fala?
-Resmunga um pouco, mas nem dou ouvidos. Ele que se dane.Eu sei o que eu passei.
-Mas será que passou mesmo?
-Passei e passei! E ele tem que pagar tem que sofrer.
-Mas você também não sofre com isso?
-Sofrer até sofro, mas você é louca de pensar em sofrer num ônibus lotado? Um chefe? Uma conta pra pagar? Isso é sofrer e desse mau eu não sofro.
-É...Isso é mesmo uma boa.
Ele ficou ali parado.
Não trazia nenhuma expressão em seu rosto, em seus lábios.
Seus olhos eram de um cinza desbotado e moribundo.
Então se levantou e foi cuidar dos afazeres.
Errara e agora pagava com a alma seu preço.
Não pensava em justiça.
Não pensava em sorriso, nem vingança.
Tinha um dever e o cumpria.
Mesmo que sua alma fosse apenas pó.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brothers and sisters. it's time to talk!!!